sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Verdades sobre a carne de porco


A Notícia e o Comentário Bíblico
1. A revista VEJA de 13 de setembro de 2006 traz um artigo interessante sobre o que está constituindo a pregação de alguns pregadores americanos. Diz a reportagem sobre “A DIETA DO JESUS ME CHAMA”. “A preocupação com a silhueta nunca esteve na lista das preocupações divinas – pelo menos, de acordo com a hermenêutica tradicional. Mas recentemente um grande número de pregadores americanos começou a defender a idéia de que Deus se importa sim – e muito – com o excesso de peso. Em igrejas evangélicas americanas, tonitrua-se que a gordura é pecado. “Coisa do diabo”, afirmam seus pastores. O programa alimentar cristão com o maior contingente de adeptos é o The Weigh Down Diet, criado por Gwen Shamblin. Conta com cerca de 1 milhão de seguidores, segundo os cálculos da própria (espera-se que ela não esteja incorrendo em outro pecado, o da mentira). O lema de Gwen é “Só coma o necessário”. Quem come mais do que o organismo precisa é compulsivo – e, para
pôr fim à compulsão alimentar, o remédio é rezar. “Não corra para a geladeira”.
Corra para Deus”, orienta. Para os que não conseguem, ela tem uma palavra de
conforto: “Não desista. Reze mais um pouco”. Pr Natanael: realmente a Bíblia ensina o que as igrejas evangélicas estão pregando nos Estados Unidos que a gordura é pecado e é coisa do diabo?
Essa novidade está me parecendo o que Paulo alerta sobre pregar outro evangelho. (Gálatas 1:8) - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. (Gálatas 1:9) - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Quando Paulo escreveu em (Romanos 1:16) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê;” ele estava se referindo ao evangelho que visa o arrependimento do homem e a fé em Jesus Cristo e no que Cristo realizou por nós pecadores. (Lucas 24:46) - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos, (Lucas 24:47) - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. (Lucas 24:48) - E destas coisas sois vós testemunhas.” Pedro afirmou que a finalidade da pregação é alcançar a salvação da alma.(1 Pedro 1:9) – “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.” O evangelho pregado por Jesus tem por finalidade promover a regeneração ou o novo nascimento, transportando o homem perdido numa nova criatura que passa a ter relacionamento com Deus como filho adotivo. (1 João 3:1) - VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. (1 João 3:2) - Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.
2. Consta ainda da reportagem que os pregadores americanos adotaram um lema: “O lema de Gwen é “Só coma o necessário”“. Quem come mais do que o organismo precisa é compulsivo – e, para pôr fim à compulsão alimentar, o remédio é rezar. “Não corra para a geladeira.” “Corra para Deus”. Essa recomendação “Não corra para a geladeira.” “Corra para Deus” tem apoio bíblico?
O lema de Gwen está correto. Devemos comer o que é necessário e orar e jejuar são meios eficazes para acabar com a compulsividade para comer. Comer demais é obra da carne e a Bíblia recomenda que não andemos na carne, mas que andemos no espírito. É o que lemos em (Gálatas 5:16) - Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. (Gálatas 5:17) - Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. (Gálatas 5:18) - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. (Gálatas 5:19) - Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, (Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, (Gálatas 5:21)

- Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.” Como acabamos de ler o pecado de glutonaria é comer demais, absurdamente, desnecessariamente. Costuma-se perguntar: “Você come para viver ou vive para comer?”“
3. Ainda lemos que, além da dieta recomenda por Gwen, há outra menos ortodoxa e mais sensata. A outra sustenta que, além de rezar, é preciso que se comam os “alimentos certos”. Por “alimentos certos”, entendam-se aqueles citados positivamente na Bíblia. A Dieta do Criador e A Dieta de Jesus trazem esse cardápio santificado. Nele, entram peixe, lentilha, vinho, pão e vegetais praticamente crus. Carne de porco – proibidíssima no judaísmo e no islamismo – e frutos do mar estão fora. Comida industrializada, nem pensar. “Se você realmente segue Jesus, não pode ignorar os hábitos alimentares dele”, diz Don Colbert, o médico e pregador cujo livro O que Jesus Comeria? lhe rendeu frutos para toda a eternidade. Qual a sua opinião sobre essa segunda dieta e é proibido hoje o cristão comer carne de porco e frutos do mar?
Respondo por etapas e são duas as perguntas. Primeira: não concordo em que diga que a dieta seguida por Jesus lhe rendeu frutos para toda a eternidade. Isso é sem apoio bíblico. Jesus se alimentava sim como os seus patrícios judeus. No livro de Levítico 11 há uma indicação dos animais, aves e peixes considerados limpos e imundos que todo o judeu teria de seguir à risca. Entretanto, afirmar que pela obediência de Jesus a esses preceitos dietéticos ele tenha alcançado frutos para toda a eternidade não tem qualquer base bíblica. Há até uma recomendação de Paulo no sentido de não nos abstermos de certos alimentos com o propósito de alcançar a salvação das nossas almas. Paulo declara que esse ensino de purificar o estômago é meio de salvação é herético. (1 Timóteo 4:1) – “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; (1 Timóteo 4:3) - Proibindo o casamento, e ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis (1 Timóteo 4:4) - Porque toda a criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças.” Com base em 1 Tm 4.5 duas providências são recomendadas para que o alimento que comemos seja santificado: (1 Timóteo 4:5) - : 1) pela palavra de Deus e 2) pela oração é santificada.” Então quando vamos nos alimentar, precedendo o comer, ler a Bíblia e orar pelo alimento.
4)E quanto a comer carne de porco perdura ainda a proibição de abster-se dele como
alimento?
Não perdura mais a proibição. Essa proibição para não comer carne de porco de (Levítico 11:7) não perdura mais para os cristãos que integram a nova aliança. No livro de Atos lemos o que diz a Bíblia: que Pedro teve fome e numa visão que está registrada no livro de Atos. Lemos em Atos 10:10) – “E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos, (Atos 10:11) - E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. (Atos 10:12) - No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. (Atos 10:13) - E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. (Atos 10:14) - Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. (Atos 10:15) - E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. (Atos 10:16) - E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.” Aí está, Pedro cidadão judeu se recusava a comer dos alimentos proibidos por Levitíco 11 e uma voz do céu ordenava que ele o fizesse porque Deus não considerava mais como válido a proibição quanto a alimentos considerados imundos pelos judeus. Ainda em temos mais um esclarecimento: (Romanos 14:1) - ORA, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas. (Romanos 14:2) - Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. (Romanos 14:3) - O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.” Com isso, dizemos que esses pregadores americanos de certo modo estão pregando um evangelho diferente. E esse evangelho de santificar o estômago já chegou ao Brasil, segundo a notícia que se lê nessa revista VEJA. Diz a reportagem: O bispo Robson Rodovalho, da Sara Nossa Terra, lançou há pouco o livro Vencendo a Obesidade. Na introdução, ele enfatiza que “o diabo não quer que tenhamos vida ou saúde, ele tenta roubar essas coisas de todas as formas possíveis”. Até onde conheço a Bíblia o trabalho do diabo é nos levar a afastar-nos de Deus e só o pecado pode fazê-lo. Não comendo demais, que é glutonaria, comer com moderação certos alimentos não nos separa de Deus.
Pr.charleston scarparo